“Combate ao crime está começando pelo Legislativo”, diz Ricardo Teixeira

Em entrevista à CNN, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União Brasil), declarou nesta quarta-feira (26) que o “combate ao crime está começando pelo Legislativo”. A fala acontece em meio a mudança de nome da Guarda Civil Metropolitana (GCM), que pode se chamar Polícia Metropolitana ou Polícia Urbana.

“Eu vejo o Executivo e o Legislativo trabalhando firme nisso, tanto é que, hoje, nós vamos mudar o nome para mostrar à população que o combate ao crime está começando pelo Legislativo”, afirmou Teixeira.

Nesta quarta-feira, a Câmara deve votar o projeto para GCM virar Polícia Municipal. A proposta foi baseada em uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorreu na semana passada. Segundo a Corte, as guardas municipais podem atuar em policiamento urbano, desde que não sobreponham as atividades das polícias Militar e Civil.

“De acordo com o entendimento fixado, as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário, e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante. Sua atuação fica limitada às instalações municipais, em cooperação com os demais órgãos de segurança pública e sob a fiscalização do Ministério Público”, diz a decisão do STF.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), diz que “a decisão do STF é uma pancada contra a criminalidade. A GCM de São Paulo já está muito bem armada, preparada e treinada”, garantiu.

Para Ricardo Teixeira, a decisão do Supremo “é uma questão de segurança e a cidade precisa desse aumento de segurança. […] A guarda passa a ter poder de polícia, agora ela ganha novas atribuições sendo polícia”, destacou.

O presidente da Câmara de São Paulo ainda ressaltou o papel das câmeras espalhadas pela cidade para “identificar bandidos e meliantes”.

“As câmeras de televisão foi um ganho muito grande de você identificar aquele bandido, aquele meliante que está lá na rua. A hora que você cerca a cidade com essas câmeras, você aumenta a segurança. O prefeito vai aumentar mais 2 mil homens, de 7 vai passar para 9 mil da Guarda Municipal, nós precisamos dessa segurança”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Combate ao crime está começando pelo Legislativo”, diz Ricardo Teixeira no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.