Curitiba recebe etapa da Copa do Mundo de Escalada

Curitiba recebe etapa da Copa do Mundo de Escalada

Curitiba vai receber uma das etapas da Copa do Mundo de Escalada nos dias 16 a 18 de maio. O evento é inédito na América Latina e possui grande repercussão entre atletas e o público. A competição é na modalidade Boulder, uma das mais disputadas em campeonatos de escalada esportiva.

Ao todo, vão participar mais de 150 atletas distribuídos em 45 países. O Brasil conta com pelo menos doze representantes na disputa. A competição será realizada no Centro de Treinamento de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru e que pertence à Prefeitura.

LEIA MAIS:

  • Greca fala pela primeira vez como secretário de Desenvolvimento Sustentável

O espaço foi inaugurado em 2021, e é considerado o mais moderno da América Latina. O local recebe os treinamentos da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE). O centro também é o primeiro espaço olímpico dedicado à modalidade no Brasil.

Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, é um privilégio receber um evento como esse, ainda mais por ser inédito na América Latina:

A categoria Boulder da Copa do Mundo também passará por outras cidades além de Curitiba, entre elas estão: Salt Lake City (EUA), Praga (República Tcheca), Brixen (Itália), Innsbruck (Áustria), Keqiao (China), Hachioji (Japão) e terá fim no dia 6 de outubro, em Seul (Coreia do Sul).

Estreando como modalidade olímpica nos jogos de Tóquio 2020, a escalada esportiva é dividida em três categorias:

Boulder – a escalada é feita sem corda em paredes de até quatro metros e meio de altura; para sair vencedor, o atleta precisa completar mais desafios com o menor número de tentativas.

Lead/Guiada – esta modalidade utiliza a corda, no entanto, é realizada em paredes de até 15 metros de altura; para se sagrar vencedor, o atleta precisa alcançar o ponto mais alto.

Speed/Velocidade – nesta categoria, dois atletas competem lado a lado em uma parede de até 15 metros e, para sair vencedor, é necessário chegar ao topo mais rápido.

O evento é organizado pela International Federation of Sport Climbing (IFSC) e conta com apoio da Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), do Governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba.

Reportagem: Tobias Dietterle com supervisão de Cleverson Bravo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.