
A companhia de teatro Bife Seco, que completa 15 anos em 2025, realizou pela primeira vez uma oficina focada na construção visual de apresentações e peças de teatro musicais.
O laboratório foi apresentado pelo cenógrafo e figurinista Leo Gegembauer, junto com o diretor artístico Dimis. Eles destacaram a importância da estética no universo do teatro.
A oficina destacou a maneira com que elementos como cenário, iluminação, perspectiva e figurino têm o poder de influenciar diretamente a maneira como uma história é recebida e sentida pelo público.
Outro objetivo foi retratar os passos relevantes para transformar ideias imateriais em concretas. Tópicos como o objetivo do trabalho, pesquisa e à importância de organizar prazos e definir orçamentos também foram abordados no laboratório.
Os apresentadores também discutiram como o figurino pode e deve ser utilizado para contar histórias, expressar emoções e realçar as características de um personagem por meio de cores, formas e texturas.
A oficina, conforme Dimis mencionou, tem como objetivo retribuir à comunidade e formar uma nova geração de artistas. Os resultados aparecem quando os participantes foram incentivados a aplicar todo o conhecimento que adquiriram durante as apresentações dos instrutores.
Usando materiais de papelaria e recursos online, os participantes conseguiram entender a importância da criatividade no desenvolvimento de novos projetos.
Serviço
- Local: Síncope Casa de Cultura, Rua Amintas de Barros, 803, 46, Centro
- Data: Sexta-feira (04)
- Valor: R$ 37,50
- Gênero: Oficina
Colaboração: aluna Universidade Positivo Bianca Remer Cruppeizaki, com supervisão dos professores