Mesa redonda aborda as dificuldades do Teatro de Rua

Mesa redonda aborda as dificuldades do Teatro de Rua

Nesta sexta-feira (04), na CAIXA Cultural Curitiba, os artistas Rana Moscheta, Edna Aguiar, Thainara Pereira, Hanny Reis, Rogério Francisco Costa, Breno Oberdan, Daniele Pezenti, Adriano Petermann, Adriano Gouvella, Lucas Turino Silva e Gustavo Bertin conversaram sobre as dificuldades enfrentadas por quem faz arte de rua. O papo aconteceu durante a mesa-redonda “O teatro de rua e seu papel político na ocupação dos espaços públicos com arte e cultura”, que faz parte da mostra “Solos para (Re)Existir!”.

O bate-papo contou com a participação do público, que trocou histórias e experiências sobre a arte de rua. Um dos principais pontos debatidos foi a importância da criação de políticas públicas que apoiem e patrocinem os artistas de rua, garantindo que seu trabalho seja valorizado e reconhecido. Também foi discutida a falta de compreensão, tanto por parte da sociedade quanto de grandes companhias de teatro, sobre o que é realmente estar na rua.

“A rua sempre foi a minha casa”, comentou Breno Oberdan, ator e membro da diretoria do SATED PR (Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos e Diversões do Paraná), ao falar sobre como até outros atores acabam se afastando, por não estarem inseridos nesse meio. O teatro de rua proporciona ao público uma nova forma de enxergar o mundo. Ele traz a vida com a magia da arte e se destaca por não exigir um grande palco para acolher e representar. Apesar disso, muitos desses artistas ainda enfrentam preconceito.

“Ser da rua não é nenhum demérito”, afirmou Rogério Francisco, também membro da diretoria do SATED PR. Os participantes também compartilharam estratégias para lidar com os imprevistos que surgem nas apresentações em espaços públicos — desde interferências externas até a rejeição por parte de quem não compreende o valor da arte de rua.

Conversas como essa são essenciais não só para dar visibilidade a esses artistas, mas também para que suas lutas sejam reconhecidas, e a importancia desse trabalho para a sociedade.

A mostra “Solos para (Re)Existir!” reúne espetáculos e debates com artistas de Londrina, abordando temas como racismo, opressão e exclusão social, explorados por meio de diversas linguagens artísticas.

Serviço:

Tema: “A produção teatral e as políticas públicas para o interior do estado do Paraná”

Dia: 05 de abril (sábado)

Horário: 14h

Local: Teatro CAIXA Cultural | R. Conselheiro Laurindo, 280 – Centro

Evento Gratuito

Colaboração: aluna Universidade Positivo Julia Reina, com supervisão dos professores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.