
O caso do jovem Alexandre Ivo, vítima de homofobia aos 14 anos, foi revisitado em cena na sexta-feira (04), no Koluderê – Vivência Teatral. A peça “Borboleta” faz uma reflexão sobre a homofobia, ainda muito presente na sociedade. O espetáculo adentra os sentimentos mais profundos de João, personagem principal da montagem, acompanhado unicamente por uma garrafa de vinho. Colocar a plateia em meio a angústia e a ansiedade da realidade vivida por pessoas homossexuais, também faz com que ela reflita a respeito de padrões e estigmas preconceituosos normalizados ainda hoje.
O ator João Victor Lima conta que, ao longo desses 2 anos atuando na apresentação, cresceu junto com o público e com a história. Desta forma, torna a peça mais orgânica e flexível, fazendo com que cada apresentação seja singular. Conta ainda que abordar o assunto em uma montagem teatral, além de atrair mais pessoas, facilita o entendimento, permitindo que o público explore outro ponto de vista.
Essa é a primeira vez da Cia Liber D’arte no Festival de Curitiba e, segundo a diretora Rafaela Campos, esse monólogo foi escolhido pela urgência de disseminar a conscientização sobre o tema, principalmente depois do arquivamento do caso de Alexandre, as pessoas precisam saber que esse tipo de violência continua acontecendo.
Em 2010, o adolescente Alexandre Ivo, de apenas 14 anos, foi sequestrado, torturado e morto em São Gonçalo, Rio de Janeiro. O crime gerou mobilização social devido às circunstâncias envolvidas, tratando-se de um caso de homofobia, além de ter fomentado discussões sobre a necessidade de uma legislação mais rígida no combate à homofobia no Brasil. Até hoje, a família de Alexandre luta por justiça.
Apesar do tema sensível, o João Vitor fez a plateia soltar várias risadas com suas piadas e interações,descontraindo e algumas vezes até ironizando as situações representadas. O diálogo com os espectadores foi fundamental para tornar o espetáculo mais íntimo e pessoal, prendendo a atenção de todos nos 50 minutos de duração.
SERVIÇO:
Dia: 05 de Abril (sábado)
Horário: 20h
Local: Koluderê – Vivência Teatral | Edifício Carvalho Loureiro – Rua XVe novembro, 467 – Sala 103, Centro
Classificação: 12 anos
Ingressos: A partir de R$10,00
Colaboração: aluna Universidade Positivo Laura Maurer, com supervisão dos professores