Mensagem falsa sobre diretor do HC fazendo recomendações contra gripe volta a circular

Boatos.org

Boato – Diretor do HC (Hospital das Clínicas), preocupado com nova gripe, faz recomendações como tomar vitamina C, evitar multidões, lavar as mãos e tomar chá de erva-doce.

Análise

Com a chegada do inverno e o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em algumas regiões do Brasil, uma mensagem voltou a circular nas redes sociais com supostas recomendações para prevenção de uma “nova gripe”.

O texto é atribuído a um “diretor do HC”, uma sigla usada para designar Hospitais das Clínicas, e sugere ações como tomar vitamina C, lavar as mãos, evitar multidões e tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia. O conteúdo circula em diversos formatos, mas sempre com o mesmo tom alarmista e com linguagem genérica. Abaixo, você pode ler o texto que voltou a se espalhar. Leia:

Diretor do HC (Hospital das Clínicas) preocupado com a nova gripe, faz as seguintes recomendações: – Fazer do álcool gel o nosso aliado. – Começar a tomar vitamina C urgente, cuidar das crianças. – Lavar as mãos muitas vezes ao dia. – evitar locais onde haja multidão; – tomar vitamina C; – comer fígado de boi; – ingerir sucos de acerola e laranja. – Tomar chá de erva-doce duas vezes ao dia

Checagem

Essa publicação tem causado preocupações entre usuários, que interpretam as recomendações como um alerta oficial diante de uma possível nova onda de doenças respiratórias. Porém, é falso. Para esclarecer a situação, vamos responder às seguintes perguntas: 1) O diretor do HC fez recomendações porque está preocupado com a nova gripe? 2) As recomendações atribuídas ao diretor do HC contra “nova gripe” devem ser seguidas? 3) A fake news já foi desmentida outras vezes?

O diretor do HC fez recomendações porque está preocupado com a nova gripe?

Não. A mensagem é extremamente vaga: não especifica o nome do diretor nem indica a qual Hospital das Clínicas se refere — o que já levanta suspeitas sobre sua credibilidade. Vale lembrar que existem diversos hospitais com esse nome no país, como os de São Paulo, Porto Alegre, Recife, entre outros. Isso dificulta a checagem.

Mesmo com esta profusão de hospitais com este nome, não há qualquer registro oficial de que diretores de Hospitais das Clínicas tenham feito tais recomendações por preocupação com uma “nova gripe”.

Além disso, não há em 2025 qualquer “nova gripe” em circulação. O que se observa neste período é o aumento típico de casos de SRAG, causado majoritariamente por vírus já conhecidos como o Influenza e o Sars-CoV-2 (Covid-19). Nenhuma autoridade de saúde reconhecida mencionou a existência de uma nova cepa viral que justificasse esse tipo de alerta emergencial.

As recomendações atribuídas ao diretor do HC contra “nova gripe” devem ser seguidas?

Não. Embora algumas das ações mencionadas (como lavar as mãos e evitar multidões) façam parte de boas práticas de higiene e prevenção em geral, as demais sugestões carecem de respaldo científico quando indicadas como formas de prevenir uma “nova gripe”. Não há comprovação de que tomar chá de erva-doce ou consumir fígado de boi e sucos cítricos tenha eficácia comprovada contra gripes ou vírus respiratórios.

Essas recomendações surgem com frequência em boatos que tentam se passar por alertas médicos. Inclusive, em checagens anteriores, o Boatos.org mostrou que não há qualquer evidência de que substâncias naturais como chá de erva-doce contenham os mesmos princípios ativos de medicamentos antivirais como o Tamiflu.

A fake news já foi desmentida outras vezes?

Sim. Esta mensagem circula desde, pelo menos, 2020 e já foi alvo de múltiplos desmentidos. O próprio Boatos.org desmentiu versões semelhantes em diferentes momentos, como em boatos que citavam um “diretor do HC de São Domingos” e um suposto médico chamado Renato Ribeiro.

Além disso, o Ministério da Saúde também se pronunciou oficialmente sobre a falsidade da mensagem ainda em 2020, reforçando que ela não tem qualquer relação com orientações do órgão ou de diretores hospitalares. Relembre o que foi escrito:

Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo #coronavírus. As orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir) também é falsa!

Conclusão

A mensagem que afirma que um diretor do HC fez recomendações para evitar uma “nova gripe” é falsa. O conteúdo já foi desmentido diversas vezes, não identifica o autor nem o hospital, e as recomendações citadas não são endossadas por autoridades de saúde. Em 2025, não há nenhuma “nova gripe” em circulação que justifique tal alerta.

Fake news ❌

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

The post Mensagem falsa sobre diretor do HC fazendo recomendações contra gripe volta a circular appeared first on Boatos.org.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.