Boatos.org
Boato – Um infectologista do hospital São Domingos recomenda tomar chá de erva-doce, alegando que ele tem a mesma substância do Tamiflu e cura a gripe.
Análise
Um velho conhecido das redes sociais voltou a circular, agora com nova roupagem. Trata-se de uma mensagem que relaciona o uso do chá de erva-doce ao medicamento Tamiflu no combate à gripe, incluindo a gripe H1N1. A novidade desta vez é que o conteúdo atribui a recomendação ao “infectologista do hospital São Domingos”.
A publicação afirma que esse profissional recomenda tomar o chá de 12 em 12 horas, porque a erva-doce teria a mesma substância do Tamiflu e “mataria o vírus da influenza”. Veja o texto na íntegra abaixo:
ERVA-DOCE O chá de erva-doce tem a mesma substância que o medicamento TAMIFLU, o remédio usado para tratar a gripe A – H1N1. Aconselha-se tomar o chá como se fosse café, após as refeições. Um infectologista do hospital São Domingos, recomenda tomar de 12 em 12/horas o chá de erva doce, pois ele mata o vírus da influenza. É da erva-doce que é feito o TAMIFLU. Repasse para seus familiares e amigos pois é importante.
Checagem
O conteúdo, que já apareceu com supostos médicos do HC (Hospital das Clínicas), agora troca o nome da autoridade, mas repete os mesmos erros. O conteúdo levantou algumas dúvidas relevantes: 1) O chá de erva-doce tem o mesmo princípio ativo do Tamiflu? 2) Há algum médico do Hospital São Domingos que fez essa recomendação? 3) Essa história já apareceu outras vezes na internet?
O chá de erva-doce tem o mesmo princípio ativo do Tamiflu?
Não, essa informação é completamente falsa. O princípio ativo do Tamiflu é o fosfato de oseltamivir, uma substância sintética desenvolvida especificamente para inibir a replicação do vírus influenza. Essa substância não está presente, sob nenhuma forma, na erva-doce (planta da espécie Foeniculum vulgare).
O chá de erva-doce é conhecido por ter propriedades digestivas e calmantes, mas não há qualquer evidência científica de que ele combata ou cure a gripe.
Essa alegação já foi desmentida diversas vezes, inclusive por especialistas e pelo Ministério da Saúde em 2020, durante a pandemia de Covid-19. A pasta ressaltou que não se deve substituir antivirais por remédios naturais sem eficácia comprovada. Relembre o que foi escrito:
Não compartilhe essa mensagem, ela é falsa! Nenhum tipo de chá pode ser utilizado para substituir um tratamento adequado contra a gripe, muito menos contra o novo #coronavírus. As orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu (fosfato de oseltamivir) também é falsa!
Algum médico do hospital São Domingos fez tal recomendação de chá de erva-doce ao Tamiflu?
Também não. A mensagem não apresenta o nome do suposto infectologista que teria feito tal recomendação. Trata-se de uma estratégia comum em conteúdos falsos, que usam a autoridade de instituições respeitadas para dar aparência de legitimidade à desinformação. No passado, versões semelhantes da mensagem citavam o “diretor do HC” ou o “infectologista Renato Ribeiro”, que também nunca recomendaram o uso de erva-doce no lugar do Tamiflu.
O Boatos.org já desmentiu essa versão com o nome do hospital São Domingos, e em nenhum momento a instituição confirmou qualquer recomendação do tipo. O uso do chá como substituto do Tamiflu não tem respaldo científico nem recomendação médica séria.
Quais foram outras vezes que a história circulou na internet?
Essa história é um clássico da desinformação de saúde no Brasil. A primeira versão começou a circular em 2020, antes da pandemia de Covid-19. Ela mencionava um suposto “diretor do HC” que estaria preocupado com uma nova gripe e indicaria o chá de erva-doce como solução. Depois, a história foi ganhando novos elementos e locais, como o hospital São Domingos.
O Boatos.org já desmentiu essa fake news diversas vezes (veja também aqui, aqui e aqui), demonstrando que não há qualquer base para afirmar que o Tamiflu é “feito de erva-doce” ou que o chá tem o mesmo efeito antiviral.
Conclusão
É falso que um infectologista do hospital São Domingos tenha recomendado o chá de erva-doce como substituto do Tamiflu. O princípio ativo do medicamento não está presente na planta, e não há comprovação científica de que o chá possa tratar ou curar a gripe. Trata-se de uma reciclagem de um boato antigo que já foi desmentido por portais especializados e pelo Ministério da Saúde.
Fake news
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)
The post Fake antigo relaciona chá de erva-doce ao Tamiflu para curar a gripe appeared first on Boatos.org.