Policial da tropa de elite morto na Cidade de Deus será enterrado no RJ

O policial José Antônio Lourenço Junior, de 39 anos, membro da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), a tropa de elite da Polícia Civil do Rio de Janeiro, será enterrado nesta terça-feira (20) após ser baleado fatalmente durante uma operação na Cidade de Deus.

O agente foi atingido na manhã de segunda-feira (19) durante uma diligência realizada pela Delegacia do Consumidor (Decon) na comunidade da Zona Oeste do Rio. A operação tinha como alvo uma investigação sobre a venda de gelo contaminado com coliformes fecais nas praias da Barra da Tijuca e do Recreio.

Após ser baleado, Lourenço Junior foi levado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra, mas não resistiu aos ferimentos. O velório foi realizado no cemitério Jardim da Saudade de Sulacap, na Zona Oeste, a partir do meio-dia, seguido pelo sepultamento às 14h30.

Reação das autoridades

O governador do Rio, Cláudio Castro, se pronunciou através das redes sociais, afirmando que “a resposta à morte desse policial será dada à altura”. Castro determinou que a polícia não deixe a Cidade de Deus até que os responsáveis pelo assassinato sejam encontrados.

A Polícia Civil do Rio emitiu uma nota lamentando a perda do agente e assegurou que todas as diligências estão sendo realizadas para identificar e localizar os responsáveis o mais rápido possível. O Disque Denúncia (2253-1177) está recebendo informações que possam levar à identificação dos criminosos.

Impacto na região

A operação de segunda-feira causou grande tensão na Zona Oeste do Rio. Houve intenso tiroteio na Cidade de Deus, levando ao fechamento temporário da Linha Amarela e à alteração de itinerários de 19 linhas de ônibus. Escolas e centros de saúde municipais também foram fechados.

Moradores relataram movimentação de criminosos saindo da Cidade de Deus em direção a outras comunidades da região. Como resultado da operação, uma fábrica de gelo foi interditada e um suspeito foi conduzido à delegacia.

José Antônio Lourenço Junior foi o terceiro integrante da CORE a ser baleado em dois meses na capital fluminense. Ele havia atuado como subsecretário de ordem pública do município do Rio entre 2022 e 2023. O atual secretário da pasta, Breno Carnevale, descreveu Lourenço Junior como “um ser humano diferenciado e profissional absolutamente dedicado e íntegro”.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Policial da tropa de elite morto na Cidade de Deus será enterrado no RJ no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.