A capital do Pará, Belém, está em plena preparação para sediar a COP30, a maior conferência sobre mudanças climáticas do mundo, prevista para novembro deste ano. Com a expectativa de receber mais de 50 mil visitantes, a cidade está se reinventando para oferecer acomodações suficientes e adequadas para todos os participantes.
Atualmente, a região metropolitana de Belém conta com cerca de 360 mil leitos disponíveis, mas esse número está em rápido crescimento. Empresários locais estão investindo em diversas alternativas criativas para aumentar a capacidade de hospedagem.
Hotéis se adaptam para receber delegações internacionais
Os hotéis da cidade estão passando por reformas e adequações para melhor atender os futuros hóspedes. Diogo, funcionário de um hotel com 129 apartamentos, relata: “Estamos organizando cursos de inglês, porque é fundamental que todos tenham uma segunda língua, e reforçando nossos treinamentos”.
Além dos hotéis tradicionais, outras opções inusitadas estão surgindo. Cerca de 40 estabelecimentos, incluindo motéis, terão sua rotina e oferta de serviços alterados para se adequar ao evento. Um empresário local comenta: “Minhas casas também estão todas alugadas já, tudo preparadíssimo para a COP30”.
Inovação fluvial: navios como opção de hospedagem
Aproveitando a geografia única de Belém, banhada por rios e igarapés, até as águas se tornarão opção de hospedagem. Embarcações de diversos tamanhos serão adaptadas para receber visitantes, oferecendo conforto e uma vista privilegiada da cidade.
Um representante do setor náutico explica: “É uma novidade esse cliente que vem procurar embarcações para hospedagem. Temos desde barcos com 7 camarotes até opções mais luxuosas para delegações”.
A COP30 não apenas trará discussões cruciais sobre o clima, mas também servirá como vitrine para mostrar ao mundo o melhor da Amazônia: sua hospitalidade, criatividade e força empreendedora.
Este conteúdo foi originalmente publicado em CNN na COP30: Belém já tem mais de 36 mil leitos para evento no site CNN Brasil.